Regras do Jogo

ESCOLA ELECTRÃO 2019/2020

É uma ação de sensibilização para o encaminhamento adequado dos equipamentos eléctricos e pilhas e baterias usadas para reciclagem e valorização, através dos Locais de Recolha da “Rede Electrão”, a decorrer de 1 de setembro de 2019 e 31 de maio de 2020.

- Descubra AQUI como aderir à Rede Electrão.

- Consulte AQUI o Regulamento Escola Electrão 2019/2020. 

QUIZ ELECTRÃO

É um jogo eletrónico que integra o "Kit Escola Electrão".

Ao longo do ano letivo há 3 períodos de participação no Quiz Electrão nos quais os professores e alunos das Escolas Aderentes podem competir por um lugar no ranking.

 

1º período: 19/11/2019 a 31/12/2019
2º período: 01/01/2020 a 31/03/2020
3º período: 01/04/2020 a 31/05/2020 (competição cancelada em resultado da pandemia e estado de emergência)

 

As dez escolas com melhor qualificação no ranking de cada período receberão pontos que podem ser convertidos em prémios.

Os prémios são atribuídos em função da sua participação no Quiz Escola Electrão, bem como das quantidades de equipamentos elétricos e pilhas e baterias usadas recolhidas pelas Escolas Aderentes.

MODOS DE JOGO

O Quiz Electrão está disponível online e pode ser jogado em 2 modos:

Tabuleiro virtual (desktop ou tablet)

Batalha (desktop, tablet ou app)

 

No ano letivo de 2019/2020 decorrem 3 competições, com prémios para Alunos, Professores e Escolas.

PERFIS DE ACESSO

Qualquer um dos perfis de acesso está sujeito a registo:

Aluno, reservado a estudantes de Escolas Electrão do 2º e 3º Ciclos.

Professor, reservado aos docentes de Escolas Electrão do 2º e 3º Ciclos.

Outro, permite o acesso a familiares e amigos dos alunos, estudantes de outros ciclos ou outros jogadores interessados.

 

Quem pode iniciar Jogos de Tabuleiro? Qualquer dos participantes.

Quem pode jogar no Tabuleiro? Alunos + Outros jogadores.

Quem pode jogar Batalhas? Alunos + Outros jogadores.

Quem recebe pontuação? Alunos + Professores.

O TABULEIRO DE JOGO

No Quiz Electrão o circuito de jogo é infinito (sem casa de chegada) e é controlado por tempo de jogo.

 

TEMPO DE JOGO: A duração total de cada jogo são 10 minutos.

O jogo pode ser suspenso e retomado para se adaptar a situações imprevisíveis.

 

As rondas são equitativas e são sempre completadas.

 

PARTICIPANTES: mínimo 2 jogadores, máximo 5 jogadores.

A sequência de jogo é definida pela ordem de inscrição dos jogadores.

CRIAR UM NOVO JOGO DE TABULEIRO

A pesquisa dos jogadores que vão participar no jogo é feita por username. Podem participar até 5 jogadores.

 

Cada NOVO JOGO criado fica logo disponível para ser iniciado no computador ou tablet onde é gerado.

 

Os Professores têm a alternativa de PREPARAR JOGOS, criando partidas que ficam guardadas e podem ser iniciadas mais tarde.

INICIAR O JOGO DE TABULEIRO

Cada jogo é jogado em conjunto no mesmo computador ou tablet pelos jogadores inscritos (entre 2 a 5 participantes).

 

Para dar início ao jogo cada participante tem de fazer login indicando a sua password e selecionar um dos peões disponíveis.

 

Quando todos tiverem feito login e escolhido o seu peão é possível INICIAR O JOGO.

CATEGORIAS

O tabuleiro tem casas específicas para as 4 Categorias de perguntas e ainda casas especiais nas quais o jogador pode escolher a Categoria pretendida.

DIFICULDADE

As perguntas têm 2 níveis de dificuldade para o jogador escolher. As mais difíceis permitem obter mais pontos, em caso de resposta correta.

RESPOSTAS

O jogador tem 45 segundos para responder. Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.

 

No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

RONDAS E PONTUAÇÃO NO JOGO DE TABULEIRO

Cada jogador responde e passa a vez ao próximo, caso acerte ou erre a resposta.

 

Os jogadores recebem sempre pontuação por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que completem nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.

 

A lista de jogadores tem sempre disponíveis todas as pontuações e permite ainda consultar o tempo total jogado por cada um.

 

Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor (vence o mais rápido).

 

A ronda que estiver a decorrer quando se esgotam os 10 minutos de jogo é sempre jogada até ao fim (até ser completada por todos os jogadores).

O MODO BATALHA

Uma Batalha no Quiz Electrão é um duelo entre 2 jogadores, em que ambos respondem às mesmas 10 questões.

 

Os alunos do 5º ao 9 ano de escolaridade podem jogar com colegas que frequentem o mesmo ciclo, ou desafiar participantes que se encontrem inscritos com o perfil Outro. Estes participantes, que não correspondem a estudantes do 5º ao 9º ano, podem defrontar qualquer jogador.

 

Ao criar a Batalha é possível escolher um jogador em concreto, procurando-o pelo seu username, ou optar pelo sorteio de um jogador mistério. O jogador que cria a Batalha é o primeiro a responder ao quiz.

 

Caso ambos respondam corretamente ao mesmo número de perguntas, o desempate é feito pelo tempo dispendido para responder acertadamente. Esta informação é apresentada no ecrã final de Resultados da Batalha como Tempo gasto.

 

Apenas recebe pontuação o vencedor da Batalha.

 

Pode ser jogada no computador ou na aplicação móvel para iOS e Android, publicada nas lojas App Store e Google Play Store.

ESCLARECIMENTOS

As dúvidas e sugestões relacionadas com o Quiz Electrão devem ser enviadas por via eletrónica para o endereço de correio:

 

info@quiz-electrao.pt

Sistema de Pontuação

Em competição de 2020-01-01 a 2020-03-31

Alunos

[apenas Alunos de 2º e 3º Ciclo de Escolas Electrão Aderentes acumulam pontos para o ranking]

 

Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro
(de acordo com o grau de dificuldade)

7 ou 12 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro

1.º Lugar 50 pts, 2.º 30 pts, 3.º 20 pts

 

+

 

Pontos ganhos por vencer a Batalha

10 pts

Professores

[apenas Professores de 2º e 3º Ciclo de Escolas Electrão Aderentes acumulam pontos para o ranking]

 

Pontos ganhos por jogos iniciados não finalizados

(pelo menos 1 ronda jogada)

10 pts

 

+

 

Pontos ganhos por jogos iniciados e finalizados

50 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela criação de uma nova pergunta de quiz

250 pts

Escolas

[apenas Escolas Electrão Aderentes de 2º e 3º Ciclo acumulam pontos para o ranking]

 

A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:

Número total de jogos finalizados /

Número total de alunos registados e a jogar

 


Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 jogadores registados e a participar no Quiz Electrão. No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de alunos registados que estão a realizar jogos e os jogos realizados.